13 de maio – Centenário das Aparições de Fátima

0

Mais do que celebrarmos o dia de Nossa Senhora de Fátima, celebramos hoje o Centenário de suas aparições, grande momento de graça para a Igreja.

Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma dos títulos da Virgem Maria. A história de Nossa Senhora de Fátima começa em 1917, na cidade de Fátima, em Portugal, quando ela fez uma aparição a três pastorinhos: Lúcia de Jesus dos Santos, de 10 anos, e seus dois primos, Francisco Marto, de 9 anos, e Jacinta Marto, de 7 anos. Os dois mais novos, pela graça de Deus serão canonizados hoje pelo Papa Francisco. De acordo com a descrição das crianças, que assistiram à sua aparição seis vezes, sempre no dia 13 de cada mês (a primeira foi a 13 de Maio), Nossa Senhora de Fátima aparentava ter 18 anos de idade, com um ar sereno e puro. Vestia uma túnica branca, um manto com bordados amarelos e tinha 12 estrelas em volta da sua cabeça.

Mensagem de Nossa Senhora da Fátima

A mensagem da Senhora aos três pastorinhos foi bastante simples: que rezassem o terço todos os dias, para dar paz ao mundo e o fim da guerra, e que aprendessem a ler.

A imagem e história de Nossa Senhora de Fátima envolvem muitos elementos com sentido religioso e que transmitem uma mensagem. A forma como está vestida e como apareceu para os três pastorinhos tem significados importantes. A túnica branca, por exemplo, representa a sua pureza e santidade, enquanto o manto branco com bordados amarelos sobre a sua cabeça interpreta a Igreja, uma vez que branco e amarelo são as cores da bandeira da Igreja Católica.
As doze estrelas em volta da sua cabeça representam a Doutrina dos Apóstolos de Cristo
, a totalidade da Igreja, o coração da Virgem Maria e dos homens. O terço que segura caracteriza as orações que tanto pediu nas suas aparições às três crianças, enquanto os raios que saem das estrelas em volta da sua cabeça representam as graças infinitas, que servem a todos que alcançarem a devoção assídua à Igreja. A nuvem a qual Nossa Senhora aparece em cima significa o céu e isso quer dizer que apesar de ter feito a aparição na terra, ela nunca deixou o céu, destino que é nosso também. Já os cordeiros, que estão ao redor das nuvens, além de representarem o trabalho dos três pastorinhos, dizem respeito ainda a Jesus Cristo, conhecido como o “Cordeiro de Deus”. Por fim, a história de Nossa Senhora termina com a azinheira, árvor e típica na zona de Fátima sobre a qual ela apareceu, representa os seres vivos e lembram a vida que vem do Criador.

Nossa Senhora de Fátima, Rogai por nós!!

Sobre o Autor

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook