Abertura do processo de Beatificação e canonização de Chiara Lubich

0

No próximo dia 27, em Roma, o Dom Raffael Martinelli dará abertura a causa de beatificação e canonização de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares. O evento poderá ser acompanhado pela internet.

Com uma carta dirigida a todo o Movimento a presidente, Maria Voce, comunica com intensa alegria a abertura da causa, convidando todos os que vivem a espiritualidade da unidade a serem um testemunho vivo daquilo que Chiara viveu, anunciou e compartilhou com tantas pessoas, no compromisso de tornar-se santos juntos.

A decisão de pedir a abertura da causa de canonização havia sido anunciada por Maria Voce no dia 7 de dezembro de 2013, com o desejo de que tal reconhecimento pudesse encorajar muitos em um ulterior empenho moral e espiritual pelo bem da humanidade.

O que é o Movimento dos Focolares?

O Movimento dos Focolares (termo que vem do italiano e significa lareira) nasceu no coração de Chiara durante a Segunda Guerra Mundial. A jovem Chiara via tudo ser destruído pelas bombas e perguntou se existiria algo que nenhuma bomba fosse capaz de destruir; a resposta foi clara: Deus. Então ela e suas companheiras, através do Evangelho, começaram a viver de uma nova maneira, através da espiritualidade da Unidade.

O Movimento desenvolve inúmeros Trabalhos Sociais e incentiva a Economia de Comunhão. Também tem como carisma o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Atualmente está presente em 182 países e conta com mais de 140 mil animadores de várias denominações religiosas, um povo que nasceu do Evangelho.

Mariápolis Ginetta

Em São Paulo, mais precisamente em Vargem Grande Paulista (a cerca de 90km  de nossa Diocese) esta localizado um dos muitos centros de formação para  cultura da unidade e fraternidade, a Mariápolis Ginetta. É o lugar perfeito  para quem quer conhecer a espiritualidade da unidade e exercitar a capacidade    de dialogar. O espaço também acolhe encontros e retiros, é possível a concessão  para grupos e paróquias. No site da Mariápolis Ginetta há mais informações.

964919_228876383945132_1039100695_o

Focolares na Diocese de Santo André

Na Diocese há também um grupo de pessoas que representam o Movimento dos Focolares. Eles se reúnem periodicamente para realizar os encontros de Palavra de Vida. Para quem quiser conhecer mais o movimento, contate nosso representante juvenil Rafael Volpe: 975599-2357.

1613860_679208012116176_1824869515865498974_n

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook