Ao povo que sofre na Síria: “Bem-aventurados os que choram”.

0

Por: Camila Vitor

As imagens de um menino sírio morto numa praia da Turquia viraram símbolo da crise migratória que já matou milhares de pessoas do Oriente Médio e da África que tentam chegar à Europa para escapar de guerras, de perseguições e da pobreza.

A fotografia que mostra o corpo de Aylan na praia, sendo resgatado por um policial, tornou-se um “grito de socorro” para os refugiados. Um alerta para nós.
Além do menino, um de seus irmãos e sua mãe também morreram no naufrágio. O pai dele sobreviveu e falou à agência de notícias turca Dogan que os filhos escorregaram de suas mãos.

Como Cristãos refletimos muito sobre o assunto. Poderia estar acontecendo com seu filho, seu irmão, seu priminho, seu sobrinho…

A família já vinha em fuga da guerra desde 2011, deixaram sua terra natal, Damasco, passaram por Aleppo, Kobane e Turquia, e tentaram retornar para Kobane em Junho deste ano, mas foram surpreendidos por ataques jihadistas.

Contar a história novamente é fácil, difícil é se manter calado diante do que acontece fora do nosso pequeno mundo! Adbullah Kurdi, o único sobrevivente da família fez um apelo, “Quero que o mundo inteiro nos escute e veja onde chegamos tentando escapar da guerra. Vivo um grande sofrimento. Faço esta declaração para evitar que outras pessoas vivam o mesmo”.
Esse pequeno, e tantas outras crianças são os mártires do nosso tempo, e o que temos feito para evitar isso? Se é preciso dar a vida para salvar outras, é o que os refugiados direta ou indiretamente estão fazendo. E o resto do mundo? Assiste de braços cruzados? Compartilhar fotos em redes sociais, “observar”, é fácil, como já disse. Misericórdia é a palavra para essas guerras, para os refugiados, que não são poucos. Mesmo que seja geograficamente impossível alguma atitude nossa, como cristãos devemos clamar pela justiça divina a essas pequenas almas que diariamente são ceifadas. Eles ganharão o paraíso que tanto buscamos! “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” (Mt 5,10)

Ao pai desta família, um consolo, “bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” (Mt 5,4)
SIRIA

Sobre o Autor

Quer fazer parte da equipe de comunicação do Setor Juventude? Entre em contato ali em cima e venha somar nessa missão de Evangelizar através dos meios de comunicação.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook