Aos meus queridos catequistas!

0

Por Eline Souza Araujo

 Aos queridos catequistas, amados por Deus e iluminados pelo Espírito Santo.

Ser catequista é uma brilhante experiência confiada por Deus. Tarefa árdua e gratificante, desafiadora e encantadora. Faz-nos descobrir a nós mesmos, quando desejamos ser luz na vida do outro. Ajuda-nos a encontrar nosso próprio caminho, no momento em que nos dispomos a iluminar o caminho de alguém.

O catequista é aquele que sempre tem um brilho de esperança no olhar, aquele que acredita e sonha com um futuro melhor, mais humano, com mais amor e menos injustiça. Aquele que deseja transbordar as maravilhas de Deus, para atingir e motivar ao próximo. Aquele que humildemente se põe a aprender a cada nova experiência. Aquele que busca na Palavra de Deus o sentido para sua vida e sua missão.

A tarefa de um catequista é de grande responsabilidade: testemunhar Jesus Cristo e seus ensinamentos. Testemunhar é muito mais do que ensinar ou aprender. É viver!

Como bem dizia São Francisco de Assis: “Pregai o Evangelho; se necessário, use palavras”. Não há melhor forma de ensinar do que com bons exemplos. É preciso transparecer em nosso ser e agir a experiência de ser catequista, que nos alimenta e aprofunda na intimidade com Deus, tornando-nos capazes de testemunhar a beleza de Seu Evangelho.

O Papa Francisco também nos aconselha sobre o Evangelizar: “Quem nos ouve e vê, deve poder ler nas nossas ações aquilo que ouve da nossa boca, e dar glória a Deus”.

Assim deve ser o catequista, coerente no seu viver como no seu falar. Consciente de sua influência na vida de outrem. Aquele que busca o melhor caminho, mesmo com suas limitações e imperfeições. E principalmente aquele que foi tocado pela Palavra de Deus e a mantém viva a cada dia.

Neste mês das vocações celebramos no dia 25 o dia do Catequista. E é com muita alegria que deixo aqui os meus parabéns a você catequista, por sua rica vocação! Que o anúncio do Evangelho o motive a cada dia e o ajude a espalhar a grandeza do amor de Deus por todos os lugares. Que o Espírito Santo faça arder em seu coração a missão evangelizadora e mantenha acesa a chama de esperança que alimenta o seu ser. Que seu olhar seja de misericórdia e seu sorriso seja sincero perante os mais necessitados. E que Deus continue a abençoar o chamado que recebestes de um Pai que com certeza o ama muito.

“A palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos.” (Hebreus 4,12)

Sejamos anunciadores dessa riqueza que Deus nos deixou: Sua Palavra!

 

10304708_619777821451655_988437158371936806_nEline Souza Araujo, arquiteta, casada e catequista de crisma na Paróquia São José em Ribeirão Pires.

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook