Conacat – Primeiro Congresso Nacional Católico Online

0

O Congresso Nacional Católicos Online (Conacat) – Todos pela Cultura do Encontro – se realizará entre os dias 11 e 17 de agosto, com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional. O Conacat será o primeiro evento dessa natureza organizado completamente online, no Brasil. Com curadoria do jornalista Wagner Moura, o Conacat conta com o apoio do Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Belisário da Silva.
“O principal objetivo é servir de auxílio para o protagonismo leigo, com foco na formação dos que desejam evangelizar na prática nesse novo continente digital. Por isso, convidei sacerdotes e leigos de reconhecida atuação na Igreja, em diversas regiões do Brasil e do mundo. Se um católico tem o desejo de evangelizar, mas não têm como viajar para participar de encontros como esse, levamos esses palestrantes ao encontro de quem deseja formação”, explica Wagner Moura, idealizador e organizador do Conacat, que pretende com o evento ajudar a promover a Cultura do Encontro estimulada pelo Papa Francisco.

Wagner Moura participou como membro convidado do Vatican Blog Meeting, encontro mundial de blogueiros, promovido pela Igreja Católica, em 2011, no Vaticano, Roma – primeiro evento do gênero promovido pelo Vaticano. Após amadurecer a ideia de um evento capaz de reunir jovens brasileiros por meio da internet, Wagner idealizou o Conacat inspirado ainda no que aprendeu durante o Vatican Blog Meeting e fomentar uma maior participação católica na internet, com formação adequada.

Entre os palestrantes confirmados, estão o teólogo e professor Felipe Aquino e padre Joãozinho, SCJ. Além deles, integra o time de palestrantes o Padre John Wauck, professor da Escola de Comunicação e Igreja da Universidade Santa Cruz, em Roma, e presidente do Comitê Organizador do Seminário A Igreja em foco: Cobrindo o catolicismo na era Francisco” (The Church Up Close: Convering Catholicsm in the Age of Francis), seminário que se realizará em setembro deste ano, em Roma, voltado para jornalistas que cobrem a Igreja Católica.

Comunicação, Arte & Design, Ação Política e Juventude são os quatro eixos temáticos que conduzirão as palestras.

Cada eixo é composto por pelo menos dez palestrantes cujas apresentações serão transmitidas em três turnos diferentes ao longo de sete dias. Até o momento o Conacat tem 42 palestrantes confirmados, dentre presbíteros, seminaristas, religiosas, missionários e leigos de diversos estados do Brasil e também do exterior, protagonistas da evangelização nas redes sociais eletrônicas.

“O Conacat é um modelo novo de evento católico, ele permite que fiéis de diferentes carismas e expressões de fé integrem uma mesma reunião e troquem conhecimentos de vida. Não se trata de um evento acadêmico ou promovido por um organismo específico da Igreja, mas sim algo informal para quem quer ouvir e aprender com diferentes experiências de evangelização sempre comprometidas com a doutrina e com a caridade católica. Em cada apresentação os palestrantes têm o desafio de mostrar caminhos para integrar fé e vida”, explica Wagner Moura, jornalista e organizador do evento inspirado no Vatican Blog Meeting, evento internacional promovido pelo Vaticano em 2011, para o qual o jornalista foi convidado.

Gratuito

A gratuidade do evento, que reforça a integração entre diversos carismas e faz uma reflexão sobre a Cultura do Encontro pregada pelo Papa Francisco, é um atrativo a mais. Ela torna possível que católicos do interior do Brasil, especialmente, possam assistir a formações sem ter de investir em viagens longas para os grandes centros onde geralmente, supõe-se, há maior promoção do conhecimento sobre a Igreja Católica.

Para facilitar ainda mais a experiência dos participantes, a organização do evento levou em conta as diferentes formas de acesso à internet, no Brasil, e optaram por transmitir apresentações previamente gravadas, o que causa menos impacto na conexão de internet da audiência. Isso permite aos participantes assistirem sem medo de perder o evento, e com menos risco de interrupções na transferência de dados durante a conexão na sala virtual com limite de 4 mil pessoas, a princípio.

Social

Todos os inscritos poderão participar de todos os eixos temáticos. Não haverá necessidade de escolha de temas para os participantes, a proposta é justamente abrir as diversas discussões à participação do maior número de inscritos.

“O mais importante é que essa iniciativa tem um cunho social: ela vai ajudar casas que amparam mulheres gestantes e permitem que vivam dignamente. Os participantes podem contribuir com essas iniciativas adquirindo, se desejarem, as palestras inéditas que irão assistir. Essa é uma forma de ter as apresentações consigo e não apenas por sete dias; e ainda contribuir concretamente com as casas de amparo Frei Galvão (RJ) e Associação Guadalupe (SP)”, explica o organizador do Conacat, Wagner Moura.

Entendendo os eixos temáticos:

Comunicação
Comunicadores que atuam na evangelização em diversas regiões do Brasil e exterior, falarão sobre suas experiências como protagonistas na evangelização de suas respectivas regiões e atuação nacional e internacional. Indicarão passo a passo de como fazer a evangelização acontecer, a partir de suas experiências de trabalho com redes sociais, blogs, jornais, agências de comunicação, rádio, vídeo, eventos e assessoria de comunicação.

Arte e Design
Passando pelos fundamentos do design e fotografia digital, os palestrantes desse eixo irão contar suas experiências de produção de artes para evangelização de crianças, jovens e adultos. Também haverá espaço para tratar o tema empreendedorismo com produção de camisetas com mensagens católicas, um caminho de geração de renda para indivíduos e comunidades.

Ação Política
Lutar pelo bem comum é a missão de todo cristão. E a ação política é a melhor forma de pôr em prática valores importantes para nossa sociedade. Do abaixo-assinado eficaz até o passo a passo para entender o poder legislativo, nesse eixo os participantes serão estimulados a não ter vergonha de soltar a voz e defender valores.

Juventude
Os jovens católicos fazem toda diferença para a Igreja e para o mundo! Nesse eixo serão apresentados bons exemplos de ações que deram certo no trabalho de evangelização da juventude e a audiência conhecerá como aplicá-las na própria vida e na vida da suas comunidades.

Inscrições: http://www.catolicoemrede.com.br/
https://www.facebook.com/congressoonline

Sobre o Autor

Quer fazer parte da equipe de comunicação do Setor Juventude? Entre em contato ali em cima e venha somar nessa missão de Evangelizar através dos meios de comunicação.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook