Dia Internacional da Família

0

Por Osmarina Pazin.

Até mesmo o céu desejou ser família/ para que a família desejasse ser céu./
Nela se faz a paz no ouvir, no falar, e na arte de amar, o amargor vira mel.
(Padre Antônio Maria)

No Rio de Janeiro em 1997,  São João Paulo II,  nosso querido Papa naquela época, por ocasião do II Encontro Mundial do Papa com as Famílias disse que o Futuro da Humanidade passa pela Família; e é também  na encíclica Familiaris Consórtio (A Missão da Família Cristã  no Mundo de hoje), 1981,que ele, o Santo Padre, exorta a  Família a  tornar-se  verdadeiramente aquilo que ela é, ou seja:  Célula Primeira da Sociedade, Santuário de Vida,  Igreja Doméstica e Comunidade de Pessoas que se amam e se respeitam, ajudando-se mutuamente para que todos tenham vida plenamente.

Este é também o sonho do criador para com a família. Um sonho de felicidade que antes de qualquer coisa, fortalece e enaltece cada membro deste núcleo, sem o qual não podemos ter, nem sermos uma sociedade feliz. Sonho tão grande que quis o Criador para seu único filho – Jesus Cristo; que nascesse em uma simples família, cujos membros fossem obedientes à vontade do Pai.

A família tão amada por todos nós sofre com  os mais diversos desafios modernos, quase perdendo sua identidade e dignidade para uma praga sutil  de nome ambíguo,  “Ideologia do Gênero”, que vem invadindo todos os espaços, inclusive nossas escolas, cujo propósito suprime toda vocação divina, para dar lugar a algo vazio, destituído do divino, onde apenas o humano prevalece na linha do ter e não mais do ser. Uma verdadeira desconstrução do que é cristão, do que é legítimo, do que é bom para que homens e mulheres sejam felizes segundo os desígnios do próprio Deus.

O futuro da humanidade passa pelas famílias, sim, mas está nas mãos dos jovens e das crianças que vivendo os ideais cristãos vão construir novos tempos, novos pensares e delinearão uma nova posteridade para o povo de Deus, quer abraçando o Sacramento do Matrimônio, quer abraçando o Sacerdócio, dentre tantas vocações que nos possibilitam   antever uma  grande  esperança para o amanhã.

Benditas as famílias que convidam diariamente Jesus e Maria para fazer parte de seu dia a dia na observação da Palavra de Deus (“Fazei tudo o que Ele vos disser”, Jo, 2, 1-11).  Que  enchem suas talhas com o diálogo e o perdão  para que a água seja transformada  no melhor dos vinhos  do  amor em suas mais diversas formas de carinho, de gentileza, delicadeza, solidariedade, perdão,  fraternidade,  paternidade e maternidade responsáveis.  Bem-aventuradas todas as famílias que ensinam seus filhos a rezar e rezam com eles desde pequeninos; que  levam seus filhos para a Igreja e lhes apresentam Jesus Cristo, nos sacramentos, a começar pelos de iniciação cristã.

Que a Sagrada Família ajude cada família, na circunstância em que se encontra, a deixar Deus ocupar o lugar central de sua existência tornando-se de fato, comunidade de amor, que deve reconhecer-se amada por seu Criador. Assim sendo, cada um deve amar a todos como Deus amou e ama.

Nota: O Dia Internacional da Família foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1993. Foi vivenciado pela primeira vez no dia 15 de maio de 1994, tendo como objetivos principais: Sublinhar o caráter basilar da família na educação das crianças; Passar mensagens de amor, respeito e união, elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família; Alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias; Sensibilizar os cidadãos para as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família.

No Brasil, o Dia da Família é celebrado no dia 08 de dezembro. Temos também a Semana Nacional da Família, que acontece na segunda semana de agosto, iniciando sempre no Dia dos Pais. Neste ano será de 09 a 15 de agosto, cujo tema será O Amor é a Nossa Missão: A Família Plenamente Viva; tema do VII Encontro Mundial do Papa com as Famílias que acontecerá na Filadélfia,  Estados Unidos,  de 22 a 27 de setembro de 2015. O Papa Francisco já confirmou presença e participação neste encontro.

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook