JMI – Jovens da Milícia da Imaculada

0

A felicidade de toda a humanidade em Deus através da Imaculada: eis o nosso sonho!” –

(São Maximiliano Kolbe)

Ser Jovem da Milícia da Imaculada (JMI) significa colocar a própria vida nas mãos da Imaculada para que Ela disponha de nós para realizar sua missão de Mãe – uma maternidade que envolve particularmente a cada pessoa. Foi para alcançar este objetivo que são Maximiliano Kolbe fundou a Milícia da Imaculada (MI) na noite de 16 de Outubro de 1917, quando ele, junto com outros seis frades, entregaram suas vidas à Imaculada com o intuito de “Conquistar o mundo inteiro a Cristo sob a proteção e a mediação da Imaculada”. Qual é a missão de Maria? São Maximiliano responde: “Ela deseja estender à humanidade inteira os frutos da redenção operada pelo seu Filho. O seu único desejo é elevar o nível da nossa vida espiritual até os cumes da santidade…. Ela não realiza diretamente, estes projetos de ação apostólica, mas antes, procura envolver a nós nesta atividade.” Portanto, ao nos consagrarmos à Maria, Mãe de Deus, herdamos esta mesma missão e passamos a agir com ela, por ela, até que sejamos a sua presença materna no mundo.

Como isso se traduz na prática?

Padre Kolbe percebeu que não bastava apenas o esforço pessoal de oração e evangelização – é preciso estar atento aos sinais dos tempos e se organizar para evangelização. Ele envisionou que os membros da MI entrassem em todos os ambientes da vida – comunicação, educação, esporte, política, ciência, indústria, cultura – nada deveria ficar de fora! Além do mais, é preciso pensar estratégias em conjunto para ter uma atuação cada vez mais eficaz. A garantia de que tudo isso seja realmente para a glória de Deus é a entrega que cada um faz à Imaculada e o compromisso assumido de conversão e santificação de si em primeiro lugar.

Se a consagração à Imaculada é a condição fundamental da MI, isso não significa que pode ser vivido apenas de uma maneira. Padre Kolbe quis que todos integrassem a consagração à Imaculada com o seu próprio modo de vida e desejou que todas as espiritualidades se beneficiassem com a consagração a Nossa Senhora, já que Ela aperfeiçoa tudo e todos e os apresenta a Deus como oferta de si mesma. Já desde o início foram distinguidos três maneiras de pertença:  MI-1 (vivência pessoal), MI-2 (vivência comunitária), MI-3 (vivência exclusiva), mas todos com a mesma intensidade. Hoje, a Mílicia da Imaculada é uma Associação Pública Internacional de Direito Pontifício, mas as três maneiras de pertença continuam. No Brasil, os JMI são compostos de MI-1, ou seja, jovens que vivem a espiritualidade da consagração na própria realidade e realizam apostolados por iniciativa própria, e, MI-2, grupos de JMI que juntos planejam ações de evangelização concretas em sintonia com as sedes Nacionais e Filiais.

Entre os empenhos de evangelização que a MI desenvolve hoje estão rádio, televisão, site e redes sociais, revista, retiros e missões; os jovens colaboram com estas iniciativas de diversas maneiras, desde participação na produção e nos programas nos meios de comunicação à organização de retiros para jovens e missões de evangelização. Quem sabe – sua cidade pode ser a próxima! Vai acolher Maria na tua casa?

Blog: jovensdaimaculada.blogspot.com

Mais informações:

Facebook: Jovens da MI

Email: jovensmi@miliciadaimaculada.org.br

Youtube: Jovensmi

Sobre o Autor

Quer fazer parte da equipe de comunicação do Setor Juventude?
Entre em contato ali em cima e venha somar nessa missão de Evangelizar através dos meios de comunicação.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook