Jovens da Diocese participam da 19ª Romaria da Juventude

0

No domingo, 8 de setembro, cerca de 70 jovens da Diocese de Santo André participaram da 19ª Romaria da Juventude. O evento celebrou os 40 anos da Pastoral da Juventude no Brasil e reuniu mais de 5 mil jovens de todo o estado de São Paulo no Santuário Nacional de Aparecida.

Organizada pelo Regional Sul I (estado de São Paulo) e com apoio da CNBB, a Romaria teve como tema “Pastoral da Juventude, 40 anos neste chão”, e lema “Com Maria, celebrando e defendendo a vida”. A Romaria lembrou os grandes encontros vividos durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, onde jovens de diversas regiões estavam reunidos por um mesmo ideal.
Durante a manhã, os jovens participaram da Mística de abertura e da Missa em homenagem à Pastoral da Juventude, presidida por Dom Raymundo Damasceno. Fizeram também a caminhada de 2 km entre a Basílica e a entrada da cidade de Potim. O caminho foi à beira do rio Paraíba, onde Nossa Senhora Aparecida foi encontrada. A tarde foi de confraternização, música e dança com o show da banda PJ e Raiz (Diocese de Guarulhos).

“É importante celebrar porque mostra a vitalidade que trazemos em nosso jeito de ser cristão. Nada é por acaso e nesse pensamento, olhamos para esses 40 anos como uma linha que continua em nossas vidas hoje. Celebrar sugere festa, partilhas, alegrias… E a PJ vive isso em tudo que ela faz e onde ela estiver: celebra, partilha e traz alegria. Sem esquecer, é claro, das pedras do caminho que nos fazem crescer”, comenta Ciskão sobre os 40 anos da Pastoral da Juventude.
O jovem Francisco Eduardo, mais conhecido como Ciskão, participa da Pastoral da Juventude desde 2002. Atualmente é monitor na equipe diocesana do CDL (Curso de Dinâmica para Lideres) e atua como catequista de crisma na Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Santo André Leste.

Neste Ano da Fé, a Romaria marcou a história da Pastoral da Juventude. Os jovens retornaram à suas regiões com sonhos, projetos e o desejo de serem “protagonistas da mudança”, assim como o Papa Francisco nos disse durante a JMJ. A Romaria também fortaleceu a vontade de continuar a caminhada na Vida e na História da Igreja.
Em nossa Diocese, o Setor Juventude trabalha em comunhão com o proposito de articular, convocar, orientar para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, como nos orienta o Doc. 85 de Aparecida (CNBB). Assim como outros movimentos juvenis, a PJ também faz parte desde processo.

ROMARIAJovens de São Bernardo do Campo

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook