Juventude ao encontro do Cristo Sofredor

0

Por Jorge Luis, seminarista diocesano

“Ora, nós sabemos que Jesus veio trazer a salvação integral. É precisamente a esta salvação integral que a Quaresma nos quer guiar, tendo em vista a vitória de Cristo sobre todo o mal que oprime o homem”. Papa Emérito Bento XVI

O primeiro domingo da quaresma, dia cinco de Março, ficou marcado no coração de 150 jovens advindos de nossas sete cidades do Grande ABC. Como forma de enriquecer este importante tempo celebrativo para vida da Igreja, nosso Setor Juventude realizou a Caminhada Jovem Quaresmal.

A programação do evento teve como ponto de partida a Igreja Matriz de São Bernardo, a Basílica Nossa Senhora da Boa-Viagem. Padre Giuseppe, responsável pela comunidade paroquial, carinhosamente ofereceu aos nossos peregrinos um gostoso café da manhã. A oração para o início de todo o percurso quaresmal teve a bênção de nosso querido Bispo diocesano, Dom Pedro, que motivou a juventude peregrina para vivenciar esse rico momento.

Ao longo de todo o percurso de oito quilômetros, distância entre a Basílica e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Paulicéia, nossos jovens foram convidados a rezar a Via-Sacra e cantar louvores ao Senhor. Todos esses momentos foram incentivados pelo Padre Willian, padre da Paróquia São Vicente, da cidade de Mauá. Nossos jovens puderam se revezar também na condução da cruz, que ao longo de toda a caminhada foi abrindo caminho aos peregrinos. Curioso foi notar que algumas pessoas que cruzavam com o nosso grupo de peregrinos também se uniram em procissão.

A chegada ao santuário foi marcada por um almoço comunitário preparado com o auxílio de muitos, mas especialmente pela comunidade anfitriã. Além de saboroso, o momento foi marcado pela partilha entre os próprios jovens pelo momento vivenciado. E como não podeira ser melhor, a caminhada foi encerrada pela celebração eucarística, presidida pelo Padre Luis Francisco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em São Caetano.

O Setor Juventude, em nome de todos os seus representantes, agradece o auxílio de todos que colaboraram com esse rico momento de oração e penitência, e convida a juventude diocesana a permanecer em estado de oração, jejum e penitência ao longo de todo esse caminho quaresmal.

Como juventude, queremos aproximar nosso coração penitente ao coração de Cristo Sofredor. Sigamos em missão!

 

Veja as Fotos Caminhada Jovem Quaresmal

Sobre o Autor

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook