Maria, Mãe de tantos, Mãe de todos

0

Costumamos invocar a Maria, pedir seu auxílio e proteção, com muitos e diferentes nomes. A lista é interminável e tem origens diferentes. Alguns títulos provêm da devoção de institutos de consagrados. Por exemplo: Nossa Senhora Auxiliadora (salesianos/as), NS do Perpétuo Socorro (redentoristas), Mãe três vezes admirável (Shoenstatt). 

Outros títulos de Maria remetem a aparições reconhecidas pela Igreja, como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lurdes e Nossa Senhora de Guadalupe. Alguns títulos relembram devoções que se transformaram em dogmas marianos, como Imaculada Conceição e Assunção.

Existem ainda títulos marianos engraçados, como Nossa Senhora da Cabeça. Trata-se de uma imagem do Brasil colonial, na qual Maria está cercada de cabecinhas de anjos. Ou ainda, Nossa Senhora do Bom Parto, que é invocada para que as mulheres tenham um bom parto. E também se usam títulos marianos provenientes de momentos da vida de Maria, como Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora das Dores.
Como de Maria nunca se falará o bastante, também se invoca Nossa Senhora com títulos simbólicos, sobretudo aqueles das Ladainhas, como Advogada dos pecadores, Mãe do Bom Conselho, Sede da Sabedoria, Consoladora dos aflitos.

Como se vê, a Mãe Jesus tem muitos “nomes”. Mas isso não pode nos levar à confusão, como se fossem várias santas diferentes. Ou que uma delas fosse mais poderosa do que a outra. Os vários títulos mostram que Maria está pertinho da gente, assumindo o rosto de muitas regiões, culturas e povos, traduzindo o seu amor de inúmeras formas.

O cantor Roberto Carlos tem uma música que diz: “Somos todos filhos seus! Todas as nossas senhoras são a mesma mãe de Deus”. Esse trecho explica de bem que Maria é uma só. Mãe de Deus e nossa Mãe. Da mesma forma que nos relacionamos com nossas mães da terra e amigos por meio de apelidos, Maria recebe diversos títulos a partir da intimidade e devoção do povo para com ela. Sem dúvida o Coração de Jesus se alegra com esse carinho com sua Mãe, assim como Ele também recebe vários títulos, como Príncipe da Terra, Luz do Mundo, Cabeça da Igreja, etc.

Sobre o Autor

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook