O que é?

O YouCat é o Catecismo Jovem oficial da Jornada Mundial da Juventude e foi lançado, simultaneamente, em 10 línguas diferentes para atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica da JMJ, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.

A obra tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem e o projeto gráfco seu maior diferencial. Estruturado em perguntas e respostas, trata-se de um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, imagens e textos complementares, sendo que a sua estrutura básica é semelhante ao Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

Na contracapa do YouCat (Catecismo Jovem da Igreja Católica), está a seguinte frase do Papa emérito Bento XVI: “Estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração. Formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o na internet!”.

Como forma de colocar em prática este pedido do Santo Padre, o Setor Juventude da Diocese de Santo André apresenta a YouCat School (Escola de YouCat) cujo objetivo é propagar o conteúdo do Catecismo entre os jovens, como iniciativa pós-JMJ Rio 2013 e no sentido de estruturação do Plano de Evangelização da Juventude solicitado pela Comissão para a Juventude da CNBB.

Por meio de encontros presenciais e virtuais, uma equipe, formada por jovens e pela assessoria do Setor Juventude, levará o conteúdo do YouCat para a juventude da Diocese de Santo André por meio de um curso formado por quatro módulos que duram quatorze semanas cada.

Neste curso, os jovens irão se aprofundar nos mais variados temas da doutrina católica, como graça, santidade, pecado, amor, sacramentos, oração, entre muitos outros.

Cada módulo corresponde a uma parte do YouCat:

  1. Em que cremos
  2. Como celebramos os mistérios cristãos
  3. A vida em Cristo
  4. Como devemos orar

As aulas possuem uma linguagem jovem e bem direta, fazendo com que o público se identifique ainda mais com o conteúdo. As aulas serão ministradas, uma vez por semana, sendo uma presencial e outra on-line. Este método foi adotado tendo em vista o tempo que o jovem passa na internet, muitas vezes consumindo informações sem nenhum tipo de valor cristão.