Projeto Floresta Que Cresce – Ano da Misericórdia

0

No dia 15 de maio, durante a celebração de Pentecostes e do ‪Jubileu da Juventude, Dom Carlos Lema Garcia, bispo referencial para o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, lançou oficialmente o Projeto “FLORESTA QUE CRESCE, Ação Solidária da Juventude no Ano da Misericórdia”.

No final da celebração, todos os jovens receberam uma bandeirinha da iniciativa: “Aqui nessa bandeira – explicou Dom Carlos – vocês têm o site www.florestaquecresce.org.br) para cadastrar qualquer ação, qualquer obra de misericórdia que vocês têm realizado no grupo de vocês: visitando os doentes, dando aula de catequese, fazendo uma visita a um asilo… Visitem o site e registrem essa boa ação, esta obra de misericórdia. Imediatamente, ela vai aparecer num mapa da cidade de São Paulo e vai aparecer uma árvore que é o reflexo dessa ação”.

“Em todo o Brasil – continuou Dom Carlos – esse Projeto está sendo lançado e ao terminar o Ano da Misericórdia nós vamos fazer a contagem geral das pessoas que trabalharam, das pessoas que receberam essas ações e vamos entregar isso para o Papa Francisco como um presente de todos os nossos jovens que realizaram essas ações durante o Ano da Misericórdia”.

Um convite à prática do bem

Para mostrar a força dessa prática, foi escolhida a imagem de uma “floresta” que se compadece das “árvores que caem” – símbolo das inúmeras pessoas, sobretudo jovens, vítimas da violência, do crime, das drogas, da falta de esperança e de perspectivas – e que reage produzindo “frutos” bons para todos.

Nesse sentido, o Projeto FLORESTA QUE CRESCE convida a todos à prática do bem, a usar as suas próprias forças para manter e/ou ampliar as ações de solidariedade já existentes e a usar a criatividade para implementar novas atividades promotoras de misericórdia. Os resultados dessas diferentes ações serão coletados, somados e divulgados no site florestaquecresce.org.br de forma a motivar outros jovens (e não só eles) a também serem “árvores saudáveis de uma FLORESTA QUE CRESCE”.

A iniciativa FLORESTA QUE CRESCE, e o compromisso concreto dos jovens com ações de solidariedade e misericórdia, já é uma realidade para muitos grupos e comunidades de São Paulo e do Brasil: no mapa, já estão aparecendo as primeiras árvores, um primeiro sinal do envolvimento e do precioso trabalho de tantas realidades diferentes, formadas por pessoas que desejam ser “boa notícia” para si mesmas e para os outros, construindo uma sociedade mais justa, mais solidária… Mais misericordiosa.

Ao clicar em cada árvore, é possível descobrir belíssimas iniciativas como a “Campanha de doação de sangue”, promovida pelo Projeto Juventude Cultivando a Paz; a “Visita em presidio” do Setor Juventude Jaraguá; o “Levando Paz às Ruas”, iniciativa de visita aos moradores de rua, com encontro de oração, promovida pela Comunidade Missão Mensagem de Paz; o “Projeto de doação de Alimentos aos moradores de Rua”, da Força Jovem; a Vigília da Unidade, evento ecumênico que foi realizado anteontem (14) por iniciativa do Centro de Juventude Anchietanum e Paróquia São Luís Gonzaga e muitas outras ações…

Escolas, paróquias, famílias, pastorais, comitês de bairro, grupos de amigos, movimentos, etc. que já estão se movimentando – cada um a partir de sua própria realidade – para começar ou consolidar caminhos de esperança em meio a tanto desespero. Uma grande variedade de gestos de caridade, solidariedade e cidadania, uma FLORESTA que poderá crescer sempre, na medida em que – como concluiu Dom Carlos – “Cada um de vocês (se tornará) uma árvore que cresce um pouco mais!”.

l3E6CkrbDQt8soXfO

Participar é simples! Cada grupo poderá:

1. Escolher a ação de misericórdia mais necessária e urgente à sua própria comunidade ou a outras que estejam precisando de ajuda.

2. Cadastrar essa ação no site www.florestaquecresce.org.br

3. Desenvolver a ação, buscando sensibilizar e mobilizar o maior número de pessoas.

4. Registrar os frutos de sua ação no site www.florestaquecresce.org.br

A coleta dos “frutos” dessa etapa da FLORESTA QUE CRESCE terminará no dia 20 de novembro , data do encerramento do Ano Santo. Uma relação completa das ações solidárias realizadas será entregue ao Papa Francisco na sua próxima visita ao Brasil e divulgada nos meios de comunicação.

O Arsenal da Esperança, que é o idealizador do projeto, e os muitos grupos parceiros que integram o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo e a Pastoral Juvenil da CNBB se encarregarão da promoção e da divulgação da iniciativa.

O Papa Francisco recentemente se dirigiu a um grupo de jovens que participavam de um encontro em Roma e lhes disse: “Vocês são pessoas que fazem com que o deserto se torne floresta (…). Não devemos ter medo de ir ao deserto para transformá-lo em vida”. É exatamente isso que nós jovens queremos ser! Participe, é simples: acesse o site www.florestaquecresce.org.br e faça parte dessa FLORESTA QUE CRESCE!

Por: Arsenal da Esperança

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook