São Lucas Evangelista

0

Por Camila Vitor.

São Lucas, o Evangelista, é o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos, o terceiro e quinto livros do Novo Testamento respectivamente. É o santo padroeiro dos pintores e dos médicos, por isso o dia do médico coincide com sua festa litúrgica, em 18 de Outubro.

Natural de Antioquia, cidade situada em território hoje pertencente à Síria, viveu no século I d.C., desconhecendo-se a data do seu nascimento, assim como de sua morte, foi também grande seguidor de São Paulo, acompanhando-o em Jerusalém (At 21,18) em Roma (At 21,1) e nas mais diversas missões. Estiveram juntos também nas prisões e perseguições.

Não conviveu com Cristo em sua vida, porém sentia a necessidade de relatar tudo que havia ouvido (Lc 1,2). É o Evangelista de Maria, o único dos Evangelistas que nos fala da anunciação, do nascimento de Jesus e de sua apresentação no templo, o que melhor conta as parábolas de Cristo, também o único a revelar a parábola do bom samaritano, da ovelha perdida e do filho pródigo.

São Lucas é o evangelista da confiança, da paz, da alegria. É o evangelista do Espírito Santo e da misericórdia, é ele quem nos apresenta a Ave Maria e o Magnificat. O evangelho de Lucas revela-nos seu zelo missionário. Só ele fala da missão dos setenta e dois discípulos e alguns pormenores dessa missão. Dele também é uma parte da oração pelas vocações, Rogai ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe” (Lc 10,2), quando do envio dos setenta e dois discípulos.

Lucas é retratado geralmente com um boi ao seu lado, e isso vem do seu próprio Evangelho. Cada um dos quatro evangelistas tem uma representação (um homem para Mateus, um leão alado para Marcos, uma águia para João e um boi para Lucas). O boi de São Lucas remete ao sacrifício de Cristo, já que o animal era o maior sacrifício oferecido no templo. O boi é o símbolo da paciência, da força e do serviço, virtudes essas que são bem apresentadas nas obras de São Lucas.

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook