Símbolos dos Evangelistas

0

Por Thiele Piotto.

A tradição cristã, entre os séculos II e IV, começou a representar os Evangelistas por símbolos ou figuras de animais. Estes símbolos foram extraídos da visão do profeta Ezequiel (Ez 1, 1-10).

São Mateus é simbolizado pelo anjo (ou homem alado), porque seu evangelho começa com a genealogia de Jesus (Mt 1, 1-16). Esta menção à genealogia é valiosa porque apresenta Jesus como filho de Davi, o mais importante dos reis, e filho de Abraão, pai do povo de Deus.

São Marcos é simbolizado por um leão alado, porque seu evangelho começa com a pregação de João Batista no deserto da Judeia (Mc 1, 1-8). A pregação de João Batista foi como o rugido do leão que habitava os desertos. Assim como o leão é o rei dos animais, São Marcos mostra Cristo como Soberano, como rei.

São Lucas é simbolizado pelo touro alado, porque sua narração se inicia com a visão de Zacarias no Templo, onde os animais eram imolados (Lc 1, 5-22). Lucas tem em vista demonstrar o caráter Sacerdotal de Cristo.

São João é simbolizado pela águia, pois começa seu evangelho falando da geração do Verbo em Deus: “No Principio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus.” (Jo 1, 1). A Águia é a ave que voa mais alto e constrói seus ninhos em montes mais elevados.

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook