Todas as Campanhas da Fraternidade – Um Olhar para o Passado.

0

 “Quando os pés no chão tocarem para a dança começar, quando as mãos se entrelaçarem vida nova há de brotar … Uma só será a mesa, terra mãe será o altar…” (Hino CF 2002 – Fraternidade e os povos indígenas)

Confesso que, até hoje, todas as vezes que ouço o hino da Campanha da Fraternidade de 2002 me emociono. Todas as vezes que aquela criança indígena inicia a canção com aquela voz de som caracterizado por sua etnia penso nos povos indígenas, em todo o histórico de sofrimento desse povo e revivo momentos de minha simples caminhada na infância.

Admito também que todas as vezes que olho com profunda angústia para a situação da água em nosso país, lembro-me da reação de questionamento e incompreensão das pessoas no ano de 2004, ao se depararem com o anúncio do tema e lema da Campanha da Fraternidade daquele ano:  Fraternidade e água – Água, fonte de vida. Um assunto tão atual foi  rezado, estudado, refletido e alertado há onze anos! A Igreja sempre sábia fez seu papel.

A meu ver, as campanhas da Fraternidade sempre trouxeram até nós assuntos muito pertinentes e sempre nos convidaram para a ação e missão. Geralmente os temas são tão atuais, que nossos olhos ainda não enxergaram a sua urgência.

Ao longo de sua história, a Campanha da Fraternidade teve três fases. A primeira delas, de 1964 a 1972, foi centrada nas questões da própria Igreja. A segunda fase, de 1973 a 1984, abordou de forma ampla as questões sociais do Brasil. A partir de 1985 começou a terceira fase, quando passaram a ser abordadas as questões sociais de forma mais específica.

A partir do ano 2000, começaram a ser promovidas também, a cada cinco anos, as campanhas ecumênicas, em parceria com as denominações afiliadas ao Conselho Nacional de Igrejas cristãs (Conic). Assim, foram ecumênicas as campanhas de 2000, 2005 e 2010.

Além do tema, a Campanha da Fraternidade sempre tem um lema, geralmente um versículo bíblico a partir do qual se desenvolvem as reflexões sobre o assunto tratado. Também há sempre um cartaz e um hino.

Nesses 52 anos podemos observar que muitos temas e lemas, mesmo que antigos, ainda são muito profundos e atuais.

Com a  Campanha da Fraternidade desse ano, cujo tema é Igreja, Fraternidade e Sociedade e o lema: Eu vim para servir. Somos convidados a voltar nosso olhar com sensibilidade a toda a nossa história e a todos os trabalhos sociais realizados de acordo com os desafios de cada época para refletirmos sobre essa história.

Com isso, somos desafiados a reaprender a sair de porta em porta e caminhar ao encontro dos nossos irmãos, espelhando-nos em todos aqueles que, independente do risco (um bom exemplo são os tempos de ditadura militar), nunca deixaram de doar sua vida no serviço ao próximo.

Campanha da Fraternidade 1964

cf64

Tema:  Igreja em Renovação
Lema: Lembre-se: você também é Igreja
Objetivo Geral: Lembrar todos os fiéis que eles são Igreja (fazer entender de modo prático e definitivo o erro de imaginar que a Igreja são só os Bispos e os Padres. Levar o fiéis a serem responsáveis pelas obras de apostolado e pelas obras sociais mantidas pela Igreja.

 

Campanha da Fraternidade 1965

cf65Tema: Paróquia em Renovação
Lema: Faça da sua paróquia uma comunidade de fé. Culto e Amor
Objetivo Geral: A Paróquia deve alimentar nossa fé. E, graças a Deus, alimenta: Pelo anúncio da Palavra de Deus (catequese, pregação, conferências). Pelo testemunho (há cristãos que nos fazem bem pelo esforço de caminhada na fé, na esperança e na caridade; pela aceitação da vontade divina, mesmo em horas terríveis da vida; por uma virtude simples, amável e larga).

 

Campanha da Fraternidade 1966

cf66Tema: Fraternidade
Lema: Somos responsáveis uns pelos outros.
Objetivo Geral: Reavivar nos fiéis a consciência de que são membros do Povo de Deus, co-responsáveis por toda a comunidade da Igreja local, diocesana, nacional e universal, e chamados a servir todos os homens, especialmente os pobres.

 

Campanha da Fraternidade 1967

cf67Tema: Corresponsabilidade
Lema: Somos todos irmãos – somos todos iguais
Objetivo Geral:

 

 

Campanha da Fraternidade 1968

cf68

Tema: Doação
Lema: Crer com as mãos
Objetivo Geral: Conscientizar o maior número possível de pessoas para os ideais da campanha: o político, que compreenda que política é favorecer o Bem Comum; o sindicato, que assuma a promoção de sua classe; o patrão, que pague com alegria o justo salário; a família: que haja diálogo entre pais e filhos; a dona de casa, que trate a empregada como pessoa humana…

 

Campanha da Fraternidade 1969

cf69Tema: Descoberta
Lema: Para o outro o próximo é você!
Objetivo Geral: A promoção humana, a evangelização no sentido de explicitação da salvação em ato, a ação ecumênica, o aprofundamento catequético e teológico, a vivencia litúrgica, a unidade visível do Povo de Deus.

 

 

Campanha da Fraternidade 1970

cf70Tema: Participação
Lema: Ser Cristão é participar
Objetivo Geral: Fazer da CF uma prática extraordinária de PASTORAL DE CONJUNTO nos moldes propostos pelo Plano de Pastoral de Conjunto.

 

 

Campanha da Fraternidade 1971

cf71Tema: Reconciliação
Lema: Reconciliar
Objetivo Geral: Realizar um intenso movimento nacional de promoção humana, visitando a educação de base dos adultos analfabetos, a iniciar pela sua alfabetização.

 

 

Campanha da Fraternidade 1972

cf72Tema: Serviço e vocação
Lema: Descubra a felicidade de servir
Objetivo Geral: Motivar fortemente o povo a descobrir, na mentalidade de serviço, a mensagem da fraternidade como fonte de felicidade.

 

 

Campanha da Fraternidade 1973

cf73Tema: Fraternidade e Libertação
Lema: O egoísmo escraviza, o amor liberta
Objetivo Geral: À luz do Mistério Pascal e no espírito penitencial da Quaresma, a CF quer ser um movimento de evangelização extraordinária e maciça, um privilegiado momento de unidade pastoral em todos os recantos do País.

 

Campanha da Fraternidade 1974

cf74Tema: Reconstruir a Vida
Lema: Onde está teu irmão?
Objetivo Geral: A vida é o dom que mais fortemente ambicionamos e mais desesperadamente defendemos, a partir do próprio instinto de sobrevivência. A vida é o dom que mais devemos respeitar e promover em nossos irmãos.

 

Campanha da Fraternidade 1975

cf75Tema: Fraternidade é repartir
Lema: Repartir o Pão
Objetivo Geral: Trata-se de uma fraternidade afetiva e efetiva, que terá inúmeras formas de expressão, mas que deverá levar a atitudes concretas e sinceras. Fraternidade é repartir.

 

Campanha da Fraternidade 1976

cf76Tema: Fraternidade e Comunidade
Lema: Caminhar juntos
Objetivo Geral: Insistir na ideia de comunidade, dizendo sempre de novo e de muitas maneiras que só seremos irmãos se nos convertermos em comunidades vivas…. O ser humano precisa da comunidade, tende para a comunidade, personaliza-se na comunidade….

 

Campanha da Fraternidade 1977

cf77Tema: Fraternidade na Família
Lema: Comece em sua casa
Objetivo Geral: A Campanha procurou, por todos os meios, promover os valores da família e curar suas feridas. De maneira especial,foi posta em relevo a influência que tem a Família sobre a verdadeira fraternidade entre os homens.

 

Campanha da Fraternidade 1978

cf78Tema: Fraternidade no mundo do trabalho
Lema: Trabalho e Justiça para Todos
Objetivo Geral: Tema discutiu uma atitude de justiça com os outros, uma corajosa contribuição para a promoção do trabalhador; um esforço para reanimar a Pastoral do mundo do Trabalho.

 

Campanha da Fraternidade 1979

cf79Tema: Por um mundo mais humano
Lema: Preserve o que é de todos
Objetivo Geral: Basicamente a ecologia conclama todos a uma nova mentalidade. Trata-se de superar o egoísmo, a ganância de possuir mais a qualquer preço. Trata-se de ser escrupulosamente preocupado em preservar e conservar o ar, a água, a flora e a fauna que são elementos necessários ao próximo.

 

Campanha da Fraternidade 1980

cf80Tema: Fraternidade no mundo das migrações, exigência da Eucaristia
Lema: Para onde vais?
Objetivo Geral: A intensificação da mobilidade humana em geral e mais particularmente das migrações internas, a existência de imigrantes e mesmo a emigração de brasileiros propõem à Igreja, como primeira atitude, uma mudança de mentalidade.

 

Campanha da Fraternidade 1981

cf81Tema: Saúde e Fraternidade
Lema: Saúde para todos
Objetivo Geral: Todo empenho na melhoria das condições de saúde do povo, que se pode traduzir em múltiplas e generosas ações pessoais e comunitárias de pequeno ou grande alcance.

 

Campanha da Fraternidade 1982

cf82Tema: Educação e fraternidade
Lema: A verdade vos libertará
Objetivo Geral: Criar condições para a prática de uma educação libertadora, a serviço da construção de uma sociedade fraterna.

 

 

Campanha da Fraternidade 1983

cf83Tema: Fraternidade e violência
Lema: Fraternidade Sim Violência Não
Objetivo Geral: Mostras como a fraternidade está necessariamente ligada à vitória sobre a violência. A CF 83 pretende levar a comunidade cristã a refletir sobre a seguinte questão: o que se pode e se deve fazer diante da atual escalada da violência nas suas diversas formas?

 

Campanha da Fraternidade 1984

cf84Tema: Fraternidade e vida
Lema: Para que todos tenham vida
Objetivo Geral:
Quer ser um sinal de esperança para as comunidades cristãs e para todo o povo brasileiro a fim de que dentro de um panorama de sombras e de atentados à vida, sintam a luz de Cristo, que vence o egoísmo, o pecado e a própria morte.

 

Campanha da Fraternidade 1985

cf85Tema: Fraternidade e fome
Lema: Pão para quem tem fome
Objetivo Geral:
Contribuir para motivar a comunidade cristã a assumir sua responsabilidade ante a situação de fome que existe no Brasil.

 

 

Campanha da Fraternidade 1986

cf86Tema: Fraternidade e terra
Lema: Terra de Deus, Terra de Irmãos
Objetivo Geral:
A CF convoca-nos para uma ação conjunta de preces, reflexões e mobilização sobre o gravíssimo problema da questão da terra no Brasil a ser solucionado, ou seja, dentro da justiça e da fraternidade.

 

Campanha da Fraternidade 1987

cf87Tema: A Fraternidade e o menor
Lema: Quem acolhe o menor, a mim acolhe
Objetivo Geral:
Um dos importantes caminhos que se apresentam é buscar a transformação evangélica da pessoa e da sociedade, a partir da questão do Menor, colocando-o, portanto, no centro de nossas comunidades e de nossos projetos.

 

Campanha da Fraternidade 1988

cf88Tema: A Fraternidade e o negro
Lema: Ouvi o clamor deste povo
Objetivo Geral:
Nossa adesão a Jesus Cristo, renovando o compromisso de viver em fraternidade, porque este é o sinal mais autêntico do seguimento do Senhor: “Nisto saberão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo13, 34-35).

 

Campanha da Fraternidade 1989

cf89TEMA: A Fraternidade e a comunicação
Lema: Comunicação para a verdade e a paz
Objetivo Geral: Despertar a consciência crítica do receptor no uso da mídia, como atitude interior necessária para a comunicação da verdade e da paz. Quer também conscientizar os receptores sobre seu papel de agentes de influência na orientação de programas nos meios de comunicação.

 

 

Campanha da Fraternidade 1990

cf90Tema: A Fraternidade e a mulher
Lema: Mulher e Homem: Imagem de Deus
Objetivo Geral:

 

 

 

 

 

Campanha da Fraternidade 1991

cf91Tema: A Fraternidade e o mundo do trabalho
Lema: Solidários na dignidade do trabalho
Objetivo Geral: Que a Igreja e as pessoas de boa vontade assumam a realidade do trabalho e do mundo do trabalho, com todas as suas dimensões de criação, progresso, conflito, divisões e solidariedade, como lugar teológico para a evangelização, o anúncio da Boa Nova no mundo de hoje.

 

 

 

Campanha da Fraternidade 1992

cf92Tema:Fraternidade e juventude
Lema: Juventude Caminho Aberto
Objetivo Geral: Que a Igreja e as pessoas de boa vontade se comprometam com a juventude, como agentes de uma nova evangelização e como força transformadora da Igreja e da sociedade.

 

 

 

Campanha da Fraternidade 1993

cf93Tema: Fraternidade e moradia
Lema: Onde Moras?
Objetivo Geral: Afirmar o direito à terra e à moradia como condição básica para o desenvolvimento de vida plena do indivíduo, da família, da fraternidade, e do exercício da cidadania.

 

 

Campanha da Fraternidade 1994

cf94Tema: A Fraternidade e a família
Lema: A Família, como vai?
Objetivo Geral: Redescobrir os valores da família: Lugar de encontro, espaço de vivência humana, ponto de partida de um mundo mais humano e de acordo com o Plano de Deus.

 

 

Campanha da Fraternidade 1995

cf95Tema: A Fraternidade e os excluídos
Lema: Eras Tu, Senhor?!
Objetivo Geral: Quer contemplar aqueles que seriam os mais abandonados, os que se sentem esquecidos, negados na sua humanidade. E não se refere só aos excluídos pela situação econômica.

 

 

Campanha da Fraternidade 1996

cf96Tema: Fraternidade e Política
Lema: Justiça e Paz se abraçarão
Objetivo Geral: Contribuir para a formação política dos cristãos para que exerçam sua cidadania sendo sujeitos da construção de uma sociedade justa e solidária.

 

 

 

Campanha da Fraternidade 1997

cf97Tema: A Fraternidade e os Encarcerados
Lema: Cristo liberta de todas as prisões
Objetivo Geral: Despertar a sensibilidade e solidariedade dos cristãos, e de todos os homens e mulheres de boa vontade, para com as vítimas e para com os encarcerados, ajudando-os a perceber a realidade carcerária do Brasil.

 

 

 

Campanha da Fraternidade 1998

cf98Tema: Fraternidade e Educação
Lema: A Serviço da Vida e da Esperança
Objetivo Geral: Colaborar com as pessoas na sua busca de realização; Favorecer a criação e o fortalecimento de comunidades onde todos participem e se apoiem fraternalmente; Estimular o exercício da cidadania, em favor de uma sociedade justa e solidária.

 

 

Campanha da Fraternidade 1999

cf99Tema: A Fraternidade e os Desempregados
Lema: Sem trabalho… Por quê?
Objetivo Geral: Contribuir para que a comunidade eclesial e a sociedade se sensibilizem com a grave situação dos desempregados, conheçam as causas e as articulações que a geram e as consequências que dela decorrem.

 

 

Campanha da Fraternidade 2000

cf2000Tema: Novo Milênio sem Exclusões
Lema: Dignidade Humana e Paz
Objetivo Geral: Unir as Igrejas cristãs no testemunho comum da promoção de uma vida digna para todos, na denúncia das ameaças à dignidade humana e no anúncio do evangelho da paz.

 

 

Campanha da Fraternidade 2001

cf2001Tema: Campanha da Fraternidade
Lema: Vida Sim, Drogas Não!
Objetivo Geral: Mobilizar a comunidade eclesial e a sociedade brasileira para enfrentar corajosamente o grave e complexo problema das drogas, que arruina milhares de vidas e afeta profundamente a paz social.

 

Campanha da Fraternidade 2002

cf2002Tema: Fraternidade e os povos indígenas
Lema: Por uma terra sem males
Objetivo Geral: Motivar a conversão das pessoas, da sociedade e da própria Igreja para a solidariedade, a justiça, o respeito e a partilha, dando especial destaque, desta vez, aos povos indígenas.

 

 

Campanha da Fraternidade 2003

cf2003Tema: Fraternidade e pessoas idosas
Lema: Vida, dignidade e esperança
Objetivo Geral: Motivar todas as pessoas, para que, iluminadas por valores evangélicos, sejam construtoras de novos relacionamentos, novas estruturas, que assegurem valorização integral às pessoas idosas e respeito aos seus direitos.

 

 

Campanha da Fraternidade 2004

cf2004Tema: Fraternidade e água
Lema: Água, fonte de vida
Objetivo Geral: Conscientizar a sociedade que a água é fonte da vida, uma necessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para que este direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras.

 

 

Campanha da Fraternidade 2005

cf2005Tema: Campanha da Fraternidade Ecumênica
Lema: Felizes os que promovem a paz
Objetivo Geral: Unir Igrejas cristãs e pessoas de boa vontade na superação da violência, promovendo a solidariedade e a construção de uma cultura de paz.

 

 

Campanha da Fraternidade 2006

cf2006Tema: Fraternidade e Pessoas com Deficiências
Lema: Levanta-te, vem para o meio!
Objetivo Geral: Conhecer melhor a realidade das pessoas com deficiência e refletir sobre a sua situação, à luz da Palavra de Deus e da ética cristã, para suscitar maior fraternidade e solidariedade em relação às pessoas com deficiência, promovendo sua dignidade e seus direitos.

 

 

Campanha da Fraternidade 2007

cf2007Tema: Fraternidade e Amazônia
Lema: Vida e missão neste chão
Objetivo Geral: Conhecer os valores e a criatividade dos povos da Amazônia e as agressões que sofrem por causa do atual modelo econômico e cultural, a fim de chamar à conversão, à solidariedade, a um novo estilo de vida e a um projeto de desenvolvimento humano baseados nos valores humanos e evangélicos.

 

Campanha da Fraternidade 2008

cf2008Tema: Fraternidade e Defesa da Vida Humana
Lema: Escolhe, pois, a vida (Dt 30,19)
Objetivo Geral: Levar a Igreja e a sociedade a defender e a promover a vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural, compreendida como dom de Deus e corresponsabilidade de todos, na busca de sua plenificação.

 

 

Campanha da Fraternidade 2009

cf2009Tema: Fraternidade e Segurança Pública
Lema: A paz é fruto da justiça (Is 32, 17)
Objetivo Geral: Suscitar o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.

 

 

Campanha da Fraternidade 2010

cf2010Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24)
Tema: Economia e Vida
Objetivo Geral: Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.

 

 

Campanha da Fraternidade 2011

cf2011Lema: A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)
Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta
Objetivo Geral: Contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam a enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

 

 

Campanha da Fraternidade 2012

cf2012Lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (cf. Eclo 38,8)
Tema: Fraternidade e saúde pública
O grande objetivo da campanha deste ano é refletir sobre a realidade da saúde no país em vista de uma vida saudável. Sabemos que a vida, a saúde e a doença são um mistério, verdadeiros dons de Deus, ambas relacionadas à ordem corporal e à espiritual, necessitando sempre de cura.

 

 

Campanha da Fraternidade 2013

cf2013Lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8)
Tema: “Fraternidade e Juventude”
Objetivo geral: acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

 

 

Campanha da Fraternidade 2014

cf2014Lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”
Tema: “Fraternidade e Tráfico Humano”
Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

 

 

Campanha da Fraternidade 2015

CF CARTAAAZTema:“Fraternidade: Igreja e Sociedade”
Lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45)

– Objetivo geral da CF – 2015 CNBB

01 – Aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.

– Objetivos específicos da CF – 2015 CNBB

01 – Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

02 – Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizastes.

03 – Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.

04 – Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.

05 – Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.

06 – Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.

Por: Fernanda Marqui

Sobre o Autor

Quer fazer parte da equipe de comunicação do Setor Juventude? Entre em contato ali em cima e venha somar nessa missão de Evangelizar através dos meios de comunicação.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook