Vocação Diaconal

0

Por Diácono Celso Sais.

A identidade teológica do diácono, provém a sua espiritualidade específica, essencialmente de serviço, que tem como modelo o Cristo Servo. A espiritualidade do serviço é uma espiritualidade de toda a Igreja que, à imagem de Maria, é a “serva do Senhor” (Lc 1,28), e para que toda a Igreja possa viver melhor esta espiritualidade de serviço é que o Senhor lhe dá um sinal vivo e pessoal do seu próprio ser de servo (Documento 157, n.12)

A tríplice Missão

“Fortalecidos com a graça sacramental, os diáconos servem ao povo de Deus na diaconia da liturgia, da Palavra e da caridade, em comunhão com o bispo e o presbitério” (LG 29).

  • Na liturgia assiste o bispo e o presbitério com suas funções específicas, proclamar o Evangelho, as preces dos fiéis, a Paz e a despedida, assim como, preparar a mesa.
  • Na Palavra como anunciador da Palavra, ele dá, antes de tudo, o testemunho de um ouvinte assíduo e convicto do Evangelho. Transmite à comunidade a Palavra redentora, da qual ele próprio já experimentou o poder de transformação. Identifica-se com a Palavra anunciada; é, em sentido pleno, servidor da Palavra. Anuncia a Palavra de Deus com a autoridade que nasce, especialmente, da convivência com o Evangelho.
  • Na Caridade, a principal delas, o diácono testemunha a presença viva da caridade de toda a Igreja e contribui para a edificação do Corpo de Cristo, reunindo a comunidade dispersa, desenvolvendo o senso comunitário e o espírito de família. Vai ao encontro das pessoas de qualquer religião ou raça, classe ou situação social fazendo-se um servidor de todos como Jesus.

“De uma forma simples o diácono deve ser a presença do bom samaritano na Igreja!”

Patrono

10 DE AGOSTO: dia diácono permanente e de SÃO LOURENÇO, que foi o primeiro dos sete diáconos da Igreja Romana. Sua função era assistir o papa nas celebrações; e outras tarefas da Igreja.

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook