Você conhece o trabalho da Pastoral da Pessoa Idosa?

0

Por Rosemary Correia, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa na Paróquia Imaculada Conceição, Diadema.

Faço parte da Pastoral da Pessoa Idosa e visito muitas vovós e vovôs, e posso dizer que é uma graça enorme poder estar com esses meninos e meninas de 70, 80, 90 e até 100 anos. Eles nos ensinam muito, pois, já passaram por todas as etapas da vida, superaram diversos obstáculos em sua jornada, são como pedras raras que foram sendo lapidadas com o tempo.

A vida pulsa em suas veias e o corpo já está limitado. São de uma fé pura, onde tudo que é supérfluo foi tirado, não precisam mais de muletas, pelo menos na fé. Existem também aqueles que sofrem por estarem perto da finitude da vida. E isso não é uma fraqueza, pois Deus nos fez para a Vida. Temos assim a missão de levar a esperança a seus corações, mostrando que caminhamos para a ressurreição e a vida não se acaba. Mas há também aquelas vovós, que de tão preparadas, falam até da roupa que irão usar quando morrer.

pastoral-pessoa-idosaHoje o número de idosos no Brasil aumenta a cada dia e infelizmente nossas famílias não se prepararam para esta realidade. As famílias ficam por vezes em choque quando percebem que tem um idoso para cuidar, pois tal condição mexe com a rotina de todos os membros dentro de casa, só com muito amor para superar todos os problemas, que nem sempre são poucos.

Em minhas constantes visitas a casa desses idosos, percebi aos poucos que cada lar em que batemos tem um mistério e nem sempre sabemos o que vamos encontrar, existem idosos que transformam sua moradia em um verdadeiro mausoléu, pois se fecham para a vida e para as pessoas, há também aqueles que devido seu estado crítico de saúde já não podem mais sair, e indo a favor das expectativas de todos nós, há as famílias que se doam para que o outro viva.

A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e a valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado a família e a comunidade, com a formação de redes comunitárias e redes de voluntários, que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna, a Pastoral da Pessoa Idosa identifica a pessoa idosa a imagem e semelhança de Cristo, proporcionando-lhe dignidade, esperança e vida plena.

Querido jovem, lembre-se dos idosos, mesmo aqueles que estão em casa, seus avós. Eles são como um baú cheio de histórias, histórias para rir, para chorar, para ter esperança, ter fé e repletas de sabedoria, aproveite! Escute-o! Deixe-o falar!

“Os avós são um tesouro. A memória de nossos antepassados leva a imitação da fé. A velhice, ás vezes, é feia por causa das doenças e de todo o resto, mas a sabedoria de nossos avós é a herança que recebemos. ” (Papa Francisco)

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook