X Peregrinação Inaciana – Uma Aventura Humana e Espiritual

0

Por Carlos Wilker

A X Peregrinação Inaciana que aconteceu no último sábado (02/08), reuniu cerca de 250 pessoas oriundas de diferentes dioceses.

A temática deste ano refletiu sobre a vida de um santo recém canonizado por nosso papa Francisco: São José de Anchieta. Um homem que enfrentou dificuldades, que desbravou terras, soube transpor as dificuldades de língua e culturas para anunciar o amor de Deus.

Como sugere o slogan “uma aventura humana e espiritual”, esta peregrinação pode ser resumida com estas duas dimensões.

Primeiramente a humana. Quantos de nós estamos habituados a caminhar por 20 km em um dia? O que dirá 36 km que é a distância percorrida de Campinas à Itaici. Neste peregrinar, você se dá conta do seu corpo. Sente seus músculos, atenta-se à sua respiração. Experimenta os sentidos do olfato, visão, audição… Ações que se tornaram mecânicas no dia a dia, como respirar, ver, ganha um novo vigor neste caminhar. Percebemos uma beleza que passa despercebida por nós.

Como foi belo poder contemplar a alegria que sentiam as pessoas das comunidades que acolhem as jovens (são cinco no total).  Com palavras de incentivo, sorrisos estampados no rosto, abraços fraternos e doação de sustento para o corpo, estas pessoas nos encorajavam a prosseguir a jornada.

Já no campo espiritual, o jovem peregrino foi chamado a fazer um mergulho em sua própria história de vida. Comparando a experiência de Anchieta com sua própria jornada, percebendo que dificuldades, conquistas e a fé em Deus é inerente a todos nós.  Durante o caminho, existiam algumas paradas, onde o jovem era convidado a rezar uma fase do caminho (Disposição, ritmo de caminhar, dificuldades…). Um momento de, mesmo andando em grupo, estar sozinho com Deus, conversar com Ele, abrir o seu coração para que ele possa falar, seja pela natureza, seja pelo irmão, seja por um gesto simples de carinho.

Lembremos que o caminho se faz caminhando.

3. 2. 1

Carlos Wilker é coordenador dos Jovens da Milícia da Imaculada ( JMI ) e mora em São Bernardo do Campo.

Sobre o Autor

Para para contribuir com nossos trabalhos nos contate pelo e-mail comunicacao@setorjuventudesa.com.br.

Os comentários estão fechados.

Comente pelo Facebook